A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20300Palavras-chave:
História da Enfermagem, Educação da População, Educação Baseada em Competências.Resumo
Na faculdade AGES, localizada no nordeste da Bahia, o ensino/aprendizagem se dá através dos métodos ativos, tendo a problematização com centro, mas também aproveitando alguns passos do PBL. Esse diferencial vem possibilitando uma nova abordagem do ensino da história da Enfermagem. Hoje a História da Enfermagem precisa ser estudada do ponto de vista dialético, pois se apenas entendida como um amontoado de fatos, nomes e datas não acrescenta muito. O presente artigo tem como objetivo debater o que é ser Enfermeira e Enfermeiro e relatar a experiência do ensino da historia da profissão a partir da problematização. Trata-se de uma pesquisa docente em turmas de primeiro e segundo períodos do curso de Enfermagem nos semestres letivos de 2011-1 e 2011-2. Contribuir para que o estudante de Enfermagem tenha uma imagem positiva da profissão e conseqüente orgulho em ser Enfermeiro e Enfermeira é a tarefa primordial e possível da disciplina História da Enfermagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Ernande Valentin Prado, Altair Von Stein, Rodrigo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.