Desenvolvimento da última etapa dos estágios supervisionados na rede pública de ensino em Uberlândia-MG: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2009-20076Palavras-chave:
Educação PopularResumo
O presente relato refere-se ao resultado do desenvolvimento da última etapa dos Estágios Supervisionados, o Estágio Supervisionado IV, exigidos para a conclusão da modalidade licenciatura do curso de Geografia. Esse relato consta-se da experiência de buscar elaborar e desenvolver um projeto em uma instituição de ensino de educação básica em Uberlândia-MG. Com efeito, algumas dificuldades foram encontradas, sendo necessário o desenvolvimento de outra atividade mais rápida para equivaler ao desenvolvimento de um projeto, e dessa forma concretizar a realização do Estágio Supervisionado IV. Assim, foi desenvolvida na terceira série do ensino fundamental de uma Escola Municipal, uma atividade que abordou a Congada em Uberlândia-MG. Escolheu-se analisar a Congada enquanto manifestação cultural, instituída pelos negros, sob o escopo de apontar aos alunos a existência de diversos grupos étnicos na cidade, bem como as diferentes maneiras de manifestações das culturas desses grupos; buscando também conscientizar os alunos da importância e da necessidade de se preservar as manifestações culturais. Contudo, a ocorrência de contratempos não comprometeu o objetivo geral do Estágio Supervisionado, visto que a atividade foi executada com sucesso e pôde-se comprovar o quanto é gratificante a carreira docente, apesar dos desafios e responsabilidades que freqüentemente são encontrados no âmbito da mesma.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Lidiane Aparecida Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.