'EU QUERO ESTUDAR GUITARRA': UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INSTRUMENTAL

Autores

  • Teresa Mateiro UDESC

Resumo

Poderíamos pensar em formar professores de educação musical com especialidade em rock, música brasileira, música latino-americana ou música clássica ocidental, por exemplo? Este artigo debate a formação musical dos estudantes, exemplificando como se desenvolveram as aulas de Prática de Conjunto do curso de Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Destaca as preferências musicais dos estudantes e sublinha as expectativas que os mesmos têm em relação ao curso. São apresentados dados de observações de aulas, entrevistas realizadas com os estudantes e questionários. Concluímos confirmando a importância da prática instrumental e vocal na formação musical dos licenciandos questionando que estilos e instrumentos musicais deveriam estar mais presentes nos cursos de Licenciatura em Música. Da mesma forma, esperamos contribuir com as reformas curriculares dos cursos de formação de professores de educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Mateiro, UDESC

Doutora em Educação Musical pela Universidad del País Vasco, Espanha. Professora efetiva do Departamento de Música do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi Coordenadora dos Cursos de Música durante o biênio 2003-2005. Foi Diretora Regional (2001-2003) e Tesoureira (2003-2005) da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Como pesquisadora tem coordenado e participado de projetos na área de formação de professores de educação musical.

Downloads

Publicado

2008-03-19

Como Citar

MATEIRO, T. ’EU QUERO ESTUDAR GUITARRA’: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INSTRUMENTAL. ouvirOUver, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/432. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos