Narative Art. Da autoridade do referente a uma possível ficcionalidade da fotografia
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-18Palavras-chave:
Fotografia, texto, ficção, narrative artResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as relações entre fotografia e texto em algumas obras de Narrative/Story Art das décadas de 60 e 70. Para este estudo tomamos como referência os trabalhos de John Baldessari, William Wegman, Jean Le Gac, Bill Beckley e Christian Boltanski. A partir das reflexões de Roland Barthes e dos críticos de arte Filiberto Menna e Margarethe Jochimsen, cujas abordagens visavam destrinchar o funcionamento dessas obras, examinamos as possibilidades da fotografia de criar ficções artísticas, e de se emancipar do seu estatuto de registro do real.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.