O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história
Resumo
Resumo: Este artigo busca discutir e problematizar algumas questões relacionadas à forma como a história das mulheres e as relações de gênero foram incorporados (ou não) como saberes históricos escolares nos livros didáticos de História, nos últimos 20 anos. A análise dos livros didáticos a partir do gênero pode e deve contribuir para que estes livros, ao incorporar mudanças, possibilitem, também, a revisão de comportamentos normativos, preconceitos e discriminações erigidos sobre diferenças. Palavras-Chave: Gênero. Saber Histórico Escolar. Livro Didático. Abstract: This article searchs to argue about some questions related to the form as the history of the women and gender relations had been incorporated (or not) as historic knowledge in didactic books of History in the last 20 years. The analysis of didactic books from a gender approach, when incorporating changes, may contribute to the revision of normative behaviors, preconceptions and discriminations erected on differences. Keywords: Gender. Historic Knowledge. Didactic Books.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-03-17
Como Citar
da Silva, C. B. (2008). O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Caderno Espaço Feminino, 17(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/440
Edição
Seção
DOSSIÊ