CIDADE URBANIZADA E O ESPAÇO ESCOLAR DO GYMNÃSIO MINEIRO DE UBERLÂNDIA DE FINS DO SÉCULO XIX A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trata-se da comunicação de resultados de investigação no campo da História da Educação, na temática específica da História das Instituições Escolares, cujo objeto privilegiado foi o Gymnásio Mineiro de Uberlândia, em Uberlândia, Minas Gerais, no período de 1929 (época que a instituição foi estadualizada) até 1950 (época em que teve inicio o processo de massificação do ensino secundário no país). A problemática que anima o presente artigo refere-se à compreensão do papel particular exercido pelo Gymnásio Mineiro de Uberlândia no processo mais amplo de modernização que era efetivado na cidade e no país, pelo menos, desde o final do Século XIX, no qual se somam ações concretas de urbanização, criação de estradas de ferro, rodovias, serviços públicos e intensa atividade comercial, além da criação de instituições escolares, sob a liderança de elementos da sociedade civil, das confissões religiosas e do Estado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gatti, G. C. do V., & Filho, G. I. (2011). CIDADE URBANIZADA E O ESPAÇO ESCOLAR DO GYMNÃSIO MINEIRO DE UBERLÂNDIA DE FINS DO SÉCULO XIX A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 10(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13149
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).