Avanços e desafios no ensino de história africana, afro-brasileira e indígena: dispositivos legais, livros didáticos e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i1.36102Palavras-chave:
Lei 10.639/03, Lei 11.645/08, Ensino de História, Formação de professores, Livros didáticos.Resumo
Este artigo apresenta os dispositivos legais que instituem e regulam o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e aponta entraves e possibilidades para sua implementação. Analisa-se, nesse sentido, livros didáticos de história, destacando a importância de se compreender as populações de origem africana e indígenas como agentes da história do Brasil. Serão também apresentadas experiências pedagógicas de dois cursos de formação continuada de professores - Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora e História dos índios no Brasil - desenvolvidos no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).Downloads
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Publicado
15-12-2016
Como Citar
Wittmann, L. T., Carvalho, C., Debortoli, G., & Schütz, K. R. (2016). Avanços e desafios no ensino de história africana, afro-brasileira e indígena: dispositivos legais, livros didáticos e formação docente. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 29(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i1.36102
Edição
Seção
Dossiê