INDUÇÃO ARTIFICIAL DA OVULAÇÃO DO Rhamdia quelen (PISCES, RHAMDIIDAE) EM REPRODUTORES CAPTURADOS NO LEITO DO RIO UBERABINHA - RELATO DE CASO

Autores

  • Luiz Carlos Guilherme UFU
  • Sandra Morelli UFU - Instituto de Genética e Bioquímica
  • Noé Ribeiro da Silva UFU - FAMEV
  • Marizete Resende Moura Faculdade de Medicina Veterinária

Palavras-chave:

Ovulação, reprodução, hormônio, Rhamdia quelen, Jundiá.

Resumo

O rio Uberabinha em Uberlândia - MG, na área com predomínio urbano, apresenta na composição de sua ictiofauna, um número expressivo de diferentes espécies de peixes. Destaca-se o Rhamdia quelen (jundiá) como sobrevivente ao processo de crescimento da cidade e conseqüente poluição hídrica. Esta espécie desempenha importante papel ecológico, sendo consumida por parte da população e parece ser promissora economicamente para a piscicultura regional. Este trabalho objetivou-se estudar alguns aspectos de interesses zootécnico e biológico desta espécie, destacando-se a indução artificial da ovulação e produção de alevinos com reprodutores capturados no leito do rio. A utilização deste método possibilita uma adequada seleção e criação deste peixe para repovoamento, criação intensiva e estudos citogenéticos, permitindo a utilização da variabilidade genética da população de Rhamdia quelen do rio Uberabinha. Nas condições estudadas, a resposta à indução artificial da ovulação do jundiá foi positiva, com obtenção de grande número de alevinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-04-18

Como Citar

Carlos Guilherme, Luiz, Sandra Morelli, Noé Ribeiro da Silva, e Marizete Resende Moura. 2008. “INDUÇÃO ARTIFICIAL DA OVULAÇÃO DO Rhamdia Quelen (PISCES, RHAMDIIDAE) EM REPRODUTORES CAPTURADOS NO LEITO DO RIO UBERABINHA - RELATO DE CASO”. Veterinária Notícias - Veterinary News 13 (2). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18849.

Edição

Seção

Artigos