Mamíferos de Produção e seu papel na cadeia epidemiológica do Toxoplasma gondii - Revisão

Autores

  • Patricia Riddell Millar Goulart
  • Beatriz Brener
  • Maria Regina Reis Amendoeira

Palavras-chave:

Toxoplasma gondii, toxoplasmose, mamíferos.

Resumo

A toxoplasmose é uma zoonose de ampla distribuição mundial, causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário coccídio intracelular obrigatório, que pode infectar o homem e outros animais de sangue quente, sendo os felídeos os hospedeiros definitivos do parasito. A ingestão de produtos de origem animal crus e/ou mal cozidos contendo cistos de bradizoítaso interior de cistos ou taquizoítas vêm sendo apontada como uma das principais fontes de infecção deste protozoário para o homem. Sendo assim, o estudo da prevalência de T. gondii em animais de produção é de grande importância para saúde pública, mas também se destaca no âmbito econômico, uma vez que pode causar aborto, retardo no crescimento e animais debilitados, levando prejuízo ao pecuarista. Normalmente, o consumo de carne suína, caprina e ovina, bem como a ingestão do leite de cabra crus ou mal cozido pode ser considerado como um fator importante na transmissão do T. gondii por alimentos para os seres humanos, ficando a ingestão da carne, produtos cárneos e do leite de outros mamíferos com um papel epidemiológico secundário nesta cadeia de transmissão. No entanto, é possível reduzir significativamente o risco de infecção toxoplásmica nessas espécies se for usada gestão da exploração intensiva, com medidas adequadas de higiene, o confinamento e prevenção. Pensando já no produto final, a aplicação correta dos métodos utilizados atualmente para a destruição dos cistos do T.gondii como congelamento, defumação e salga podem também minimizar o risco de exposição ao protozoário pelo consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Riddell Millar Goulart

Professora Adjunto III, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense.

Beatriz Brener

Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

Millar Goulart, P. R., Brener, B., & Amendoeira, M. R. R. (2014). Mamíferos de Produção e seu papel na cadeia epidemiológica do Toxoplasma gondii - Revisão. Veterinária Notícias - Vet Not, 19(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/23478