A assistência à saúde mental no Brasil sob a perspectiva da (in)eficácia dos Direitos Humanos

Autores

  • Bruna Rafaela Dias Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rodrigo Leal Teixeira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Leandro Luciano Silva Ravnjak Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Saúde Mental, Saúde Pública, Reforma Psiquiátrica

Resumo

No Brasil, as práticas em saúde mental evidenciam um contexto de violações sistemáticas de Direitos Humanos, que somente começou a ser alterado a partir da promulgação da Lei n.º 10.213/2001. O objetivo é analisar o panorama da proteção dos Direitos Humanos na saúde mental, considerando-se o histórico brasileiro de violência e discriminação contra as pessoas que convivem com transtornos mentais, deficiência intelectual e pacientes psiquiátricos. O presente estudo parte do método bibliográfico e documental, a partir do exame de publicações em revistas científicas, livros, artigos, doutrinas e nas legislações pertinentes ao objeto da pesquisa. A análise permitiu concluir que a influência sociocultural do modelo asilar na sociedade brasileira não se extinguiu com os fechamentos dos manicômios e as mudanças ocorridas na assistência à saúde mental, embora bastante significativas, ainda carecem de novas contribuições, em especial no campo jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Leal Teixeira, Universidade Estadual de Montes Claros

Advogado. Mestre em Direito pela Universidade FUMEC, área de concentração "Instituições Sociais, Direito e Democracia" e linha de pesquisa "Esfera pública, legitimidade e controle". Pós Graduado em Direito Tributário Faculdades Anhanguera. Graduado em Direito pelas Faculdades Santo Agostinho (2008). Professor de Prática Jurídica Civil e Processo Civil IV do Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMoc - AFYA. Professor no curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Leandro Luciano Silva Ravnjak, Universidade Estadual de Montes Claros

Advogado. Professor Universitário. Doutor em Educação pela FAE/UFMG. Mestre em Ciências Agrárias pela UFMG. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Especialista em Direito Público, Especialista em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas em 2003. Analista Universitário. Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Docente do Curso do Direito do Centro Universitário - UNIFIPMoc.

Publicado

2024-03-29

Como Citar

Dias Santos, B. R., Leal Teixeira, R., & Silva Ravnjak, L. L. (2024). A assistência à saúde mental no Brasil sob a perspectiva da (in)eficácia dos Direitos Humanos. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistafadir/article/view/70702