Desigualdade de renda, pobreza, crescimento econômico e indústria no Brasil: relações de curto e longo prazos via Modelos ARDL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v37n2a2022-62895Palavras-chave:
Desigualdade de Renda, Pobreza, Crescimento Econômico, Indústria, ARDLResumo
Este estudo investiga relações de curto e longo prazos entre desigualdade de renda, pobreza, crescimento econômico e participação da indústria no emprego no Brasil com dados de 1980 a 2010. Para isso, foram estimados modelos Autorregressivos de Defasagens Distribuídas (ARDL) com o objetivo de avaliar como a indústria afeta desigualdade e pobreza e testar três hipóteses tradicionais da literatura: Curva de Kuznets, economia dual e crescimento pró-pobre. As evidências sinalizam efeitos heterogêneos do crescimento e da indústria na pobreza e desigualdade no tempo, com redução dos problemas sociais pelo crescimento no longo prazo e pelo emprego industrial no curto prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.