Estado empreendedor, políticas de inovação mission-oriented e transição energética renovável: justificativas, princípios e avaliação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v37nesp.ago.a2022-59987Palavras-chave:
Transição energética renovável; Políticas de inovação mission-oriented; Estado empreendedor.Resumo
As energias renováveis são centrais para a superação do carbon lock-in e combate das mudanças climáticas, e o Estado é um importante ator no desenvolvimento dessas tecnologias. O objetivo desse artigo, portanto, é explorar o papel do Estado empreendedor em políticas de inovação mission-oriented para promoção da transição energética renovável. Ressaltam-se os aspectos relacionados com: a) as justificativas, contrastando com as justificativas de falhas de mercado e sistemas nacionais de inovação; b) os princípios essenciais que guiam o desenho e a condução dessas políticas; e, c) o problema em aberto relacionado com os instrumentos de avaliação de seus impactos dinâmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.