Estado empreendedor, políticas de inovação mission-oriented e transição energética renovável: justificativas, princípios e avaliação

Autores

  • Lucas Corrêa UNICAMP
  • Silvio Antonio Ferraz Cário UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v37nesp.ago.a2022-59987

Palavras-chave:

Transição energética renovável; Políticas de inovação mission-oriented; Estado empreendedor.

Resumo

As energias renováveis são centrais para a superação do carbon lock-in e combate das mudanças climáticas, e o Estado é um importante ator no desenvolvimento dessas tecnologias. O objetivo desse artigo, portanto, é explorar o papel do Estado empreendedor em políticas de inovação mission-oriented para promoção da transição energética renovável. Ressaltam-se os aspectos relacionados com: a) as justificativas, contrastando com as justificativas de falhas de mercado e sistemas nacionais de inovação; b) os princípios essenciais que guiam o desenho e a condução dessas políticas; e, c) o problema em aberto relacionado com os instrumentos de avaliação de seus impactos dinâmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

CORRÊA, L.; ANTONIO FERRAZ CÁRIO, S. Estado empreendedor, políticas de inovação mission-oriented e transição energética renovável: justificativas, princípios e avaliação. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 37, n. esp.ago., 2022. DOI: 10.14393/REE-v37nesp.ago.a2022-59987. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/59987. Acesso em: 4 jan. 2025.