Uma Leitura Pós-Keynesiana da Dinâmica de Preços e da Política Monetária no Brasil Pós-Metas de Inflação: uma Análise por Vetores Autorregressivos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v29n.esp.a2014-8Resumo
O paper tem por objetivo analisar as raízes da inflação brasileira e a estratégia de condução da política monetária no Brasil via Regime de Metas de Inflação. Para tanto, realiza-se uma análise com Vetores Autorregressivos (VAR), utilizando dados da economia brasileira no período de 1999 a 2013. Os resultados demonstraram que a inflação no País é resultado de um conjunto de problemas, cujas causas não são exclusivamente provenientes do lado da demanda, o que torna o RMI pouco eficiente e muito custoso para combater a dinâmica da inflação verificada na economia brasileira. Assim, torna-se necessário repensar a estratégia de condução da inflação a meta estabelecida pelo Banco Central do Brasil, de modo a combater de forma mais eficaz as várias causas da inflação sem comprometer o potencial de crescimento da economia brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.