Potencialidades, Limites e Desafios ao Desenvolvimento Territorial Local: Reflexões a partir de uma Experiência com Moeda Social em Uberlândia (MG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v39nesp.abrila2024-73374

Palabras clave:

Economia Popular Solidária, Moeda Social, Contra-hegemonia, Transformação social, Outra economia

Resumen

Compreender como se configuram as potencialidades, os limites e desafios ao desenvolvimento territorial local para a economia popular solidária a partir de uma experiência com moeda social em Uberlândia (MG) é o objetivo geral deste artigo. A pesquisa bibliográfica aplicada a um estudo de caso foi a metodologia. Verificou-se que o empreendimento congrega valores e princípios da economia – popular e solidária. A moeda social Pólen representa uma potencialidade, pois estimula toda a cadeia produção-comercialização-consumo. Contudo, desafios que ocorren no bojo de um sistema hegemonico vigente, representam limites, exigindo elevado grau de engajamento coletivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tarik Marques do Prado Tanure, UFU

Pesquisador de pós-doutorado no IERI/UFU

Andrea Costa van Herk Vasconcelos, UFU

Docente da FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios - UFU. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UFU - linha de pesquisa Dinâmicas Territoriais.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

MARQUES DO PRADO TANURE, T.; COSTA VAN HERK VASCONCELOS, A. Potencialidades, Limites e Desafios ao Desenvolvimento Territorial Local: Reflexões a partir de uma Experiência com Moeda Social em Uberlândia (MG). Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 39, n. esp.abril, 2024. DOI: 10.14393/REE-v39nesp.abrila2024-73374. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/73374. Acesso em: 22 jul. 2024.