Notas sobre a teoria econômica de Marx: algumas considerações sobre a sua validade para a compreensão do capitalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v37nesp.a2022-64433Resumen
O objetivo deste ensaio é apresentar, de uma forma bastante breve, aqueles argumentos que, no meu entendimento, são importantes para mostrar que a teoria econômica de Marx são lógica e empiricamente consistente, como também se constitui na melhor perspectiva teórica para se compreender o desenvolvimento o capitalismo contemporâneo. A Grande Depressão de 2007-08, o baixo dinamismo da fase de recuperação das economias capitalistas e, principalmente, o crescente aumento das desigualdades sociais, do desemprego e da pobreza colocam em xeque não só a experiência do neoliberalismo, em especial do ponto de vista da classe trabalhadora, mas também a própria validade da teoria econômica mainstream, porém não gerou, até o presente momento, uma crise do ‘pensamento econômico dominante’.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.