O Utilitarismo de Jevons e a crítica de Veblen acerca da teoria do consumo

Autores/as

  • Alexandre Ottoni Teatini Salles Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Barbieri Camatta Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v28n2a2014-5

Resumen

Procura-se estabelecer o contraste entre a visão de Jevons e a de Veblen sobre a teoria do consumo. Jevons é conhecido como um dos pioneiros na elaboração da teoria da utilidade marginal decrescente. Uma característica marcante de sua obra é o rigor lógico/matemático e a adoção do individualismo metodológico. Veblen envereda pela interface entre economia e sociologia, abandonando o individualismo metodológico enquanto explicação dos fenômenos econômicos. Ele destaca o papel do consumo conspícuo e dos hábitos de conduta nos diferentes padrões de comportamento dos grupos humanos. O contraponto entre ambos revela que a abordagem de Veblen é mais adequada.

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Biografía del autor/a

Alexandre Ottoni Teatini Salles, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Economia

Rafael Barbieri Camatta, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado em Economia - UFES

Publicado

2014-11-13

Cómo citar

OTTONI TEATINI SALLES, A.; CAMATTA, R. B. O Utilitarismo de Jevons e a crítica de Veblen acerca da teoria do consumo. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 28, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/REE-v28n2a2014-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/24817. Acesso em: 2 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos