Efeitos da presença da internet sobre o mercado de trabalho no setor artístico brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v37n2a2022-59921

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Setor artístico, Tecnologia Digital, Brasil

Resumo

O objetivo é verificar se a presença de internet nos municípios brasileiros estabelece efeitos sobre o mercado de trabalho no setor artístico. Estimam-se os rendimentos e os empregos formais do setor em cada microrregião brasileira em 2000 e 2010 por meio de uma regressão de Mincer. Uma regressão log nível estima o efeito da presença da internet sobre a taxa de crescimento dos rendimentos e dos empregos. Os resultados indicam que a presença de internet nos municípios tem efeitos positivos e significativos, embora de baixa magnitude, sobre o mercado de trabalho artístico, com efeito de formalização maior para mulheres.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovana Cavaggioni Bigliazzi, UFABC

    Master in Economics, Graduate Program in Economics (PPGE), Federal University of ABC (UFABC)

  • Ana Luisa Gouveia Abras, UFABC

    Assistant Professor of Economics at the Universidade Federal do ABC in Brazil. Ph.D. in Economics from the University of Maryland College Park. Areas of interest: Labor Economics, Financial Development, and Feminist Economics.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BIGLIAZZI, Giovana Cavaggioni; KUWAHARA, Mônica Yukie; LUISA GOUVEIA ABRAS, Ana. Efeitos da presença da internet sobre o mercado de trabalho no setor artístico brasileiro. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 37, n. 2, 2022. DOI: 10.14393/REE-v37n2a2022-59921. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/59921. Acesso em: 6 mar. 2025.