Efeitos da presença da internet sobre o mercado de trabalho no setor artístico brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v37n2a2022-59921

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Setor artístico, Tecnologia Digital, Brasil

Resumo

O objetivo é verificar se a presença de internet nos municípios brasileiros estabelece efeitos sobre o mercado de trabalho no setor artístico. Estimam-se os rendimentos e os empregos formais do setor em cada microrregião brasileira em 2000 e 2010 por meio de uma regressão de Mincer. Uma regressão log nível estima o efeito da presença da internet sobre a taxa de crescimento dos rendimentos e dos empregos. Os resultados indicam que a presença de internet nos municípios tem efeitos positivos e significativos, embora de baixa magnitude, sobre o mercado de trabalho artístico, com efeito de formalização maior para mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Cavaggioni Bigliazzi, UFABC

Master in Economics, Graduate Program in Economics (PPGE), Federal University of ABC (UFABC)

Ana Luisa Gouveia Abras, UFABC

Assistant Professor of Economics at the Universidade Federal do ABC in Brazil. Ph.D. in Economics from the University of Maryland College Park. Areas of interest: Labor Economics, Financial Development, and Feminist Economics.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

BIGLIAZZI, G. C.; KUWAHARA, M. Y.; LUISA GOUVEIA ABRAS, A. Efeitos da presença da internet sobre o mercado de trabalho no setor artístico brasileiro. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 37, n. 2, 2022. DOI: 10.14393/REE-v37n2a2022-59921. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/59921. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos