As muitas travessias de Albert Hirschman
Abstract
O objetivo deste artigo é destacar o importante papel de Albert O. Hirschman como economista, cientista social, e intelectual em geral. O nome de Hirschman é bastante significativo para nós, brasileiros, por ter sido um dos poucos teóricos do desenvolvimento estrangeiros que entrou em contato com correntes de pensamento tipicamente latino-americanas, como o Estruturalismo cepalino e a Teoria da Dependência. Ainda que divergindo de sua perspectiva teórica, Hirschman debateu com os adeptos dessas correntes, em suas próprias línguas nativas, as questões relativas à promoção do desenvolvimento e às políticas adequadas para atingir esse alvo. No que se segue, farei inicialmente um breve apanhado da biografia de Hirschman, para situar o contexto em que concebeu e difundiu suas ideias. Nas sessões seguintes analisarei quatro dos livros que publicou: os três primeiros na etapa inicial de sua carreira, como pioneiro na economia do desenvolvimento, e o último, já perto do fim de sua carreira, sobre a retórica da intransigência. Encerro o artigo com algumas considerações sobre o caráter inovador de sua obra, que associo às muitas fronteiras que atravessou durante sua vida.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-04-16
How to Cite
BIANCHI, A. M. As muitas travessias de Albert Hirschman. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 27, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/26285. Acesso em: 26 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.