COVARIÂNCIA CRUZADA EXPERIMENTAL APLICADA EM SÉRIES TEMPORAIS DE ECONOMIA E FINANÇAS
Abstract
O objetivo deste artigo é mostrar a aplicação da covariância cruzada e do vario-grama cruzado experimentais, conforme definidos na Geoestatística, para séries tempo-rais de ativos financeiros e de variáveis econômicas. As amostras utilizadas são os preços de fechamento de alguns ativos da BM&FBOVESPA, considerando os retornos, e os índices econômicos são de instituições governamentais reportados por suas variações. Nos exemplos indicados, foram considerados a priori, que as variáveis têm médias estacionárias em suas respectivas frequência de amostragem. Os gráficos gerados com a função da covariância cruzada experimental são acompanhados e analisados com gráficos de regressão linear e com histogramas. Os resultados podem ser utilizados de forma qualitativa, por exemplo, na determinação do índice de risco de títulos em modelos de precificação de ativos financeiros, como o CAPM e seus derivados. A conclusão indica também que o tempo de defasagem determinado pela aplicação da variografia cruzada pode ser utilizado em estratégias de compra e venda de títulos financeiros, análises de correlação entre variáveis econômicas e outras aplicações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-10-15
How to Cite
MARQUES, J. B. COVARIÂNCIA CRUZADA EXPERIMENTAL APLICADA EM SÉRIES TEMPORAIS DE ECONOMIA E FINANÇAS. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 27, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/14436. Acesso em: 26 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.