COVARIÂNCIA CRUZADA EXPERIMENTAL APLICADA EM SÉRIES TEMPORAIS DE ECONOMIA E FINANÇAS
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar a aplicação da covariância cruzada e do vario-grama cruzado experimentais, conforme definidos na Geoestatística, para séries tempo-rais de ativos financeiros e de variáveis econômicas. As amostras utilizadas são os preços de fechamento de alguns ativos da BM&FBOVESPA, considerando os retornos, e os índices econômicos são de instituições governamentais reportados por suas variações. Nos exemplos indicados, foram considerados a priori, que as variáveis têm médias estacionárias em suas respectivas frequência de amostragem. Os gráficos gerados com a função da covariância cruzada experimental são acompanhados e analisados com gráficos de regressão linear e com histogramas. Os resultados podem ser utilizados de forma qualitativa, por exemplo, na determinação do índice de risco de títulos em modelos de precificação de ativos financeiros, como o CAPM e seus derivados. A conclusão indica também que o tempo de defasagem determinado pela aplicação da variografia cruzada pode ser utilizado em estratégias de compra e venda de títulos financeiros, análises de correlação entre variáveis econômicas e outras aplicações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-15
Como Citar
MARQUES, J. B. COVARIÂNCIA CRUZADA EXPERIMENTAL APLICADA EM SÉRIES TEMPORAIS DE ECONOMIA E FINANÇAS. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 27, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/14436. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.