Potencialidades, Limites e Desafios ao Desenvolvimento Territorial Local: Reflexões a partir de uma Experiência com Moeda Social em Uberlândia (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v39nesp.abrila2024-73374

Palavras-chave:

Economia Popular Solidária, Moeda Social, Contra-hegemonia, Transformação social, Outra economia

Resumo

Compreender como se configuram as potencialidades, os limites e desafios ao desenvolvimento territorial local para a economia popular solidária a partir de uma experiência com moeda social em Uberlândia (MG) é o objetivo geral deste artigo. A pesquisa bibliográfica aplicada a um estudo de caso foi a metodologia. Verificou-se que o empreendimento congrega valores e princípios da economia – popular e solidária. A moeda social Pólen representa uma potencialidade, pois estimula toda a cadeia produção-comercialização-consumo. Contudo, desafios que ocorren no bojo de um sistema hegemonico vigente, representam limites, exigindo elevado grau de engajamento coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarik Marques do Prado Tanure, UFU

Pesquisador de pós-doutorado no IERI/UFU

Andrea Costa van Herk Vasconcelos, UFU

Docente da FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios - UFU. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UFU - linha de pesquisa Dinâmicas Territoriais.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

MARQUES DO PRADO TANURE, T.; COSTA VAN HERK VASCONCELOS, A. Potencialidades, Limites e Desafios ao Desenvolvimento Territorial Local: Reflexões a partir de uma Experiência com Moeda Social em Uberlândia (MG). Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 39, n. esp.abril, 2024. DOI: 10.14393/REE-v39nesp.abrila2024-73374. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/73374. Acesso em: 11 set. 2024.