Notas sobre a teoria econômica de Marx: algumas considerações sobre a sua validade para a compreensão do capitalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v37nesp.a2022-64433Resumo
O objetivo deste ensaio é apresentar, de uma forma bastante breve, aqueles argumentos que, no meu entendimento, são importantes para mostrar que a teoria econômica de Marx são lógica e empiricamente consistente, como também se constitui na melhor perspectiva teórica para se compreender o desenvolvimento o capitalismo contemporâneo. A Grande Depressão de 2007-08, o baixo dinamismo da fase de recuperação das economias capitalistas e, principalmente, o crescente aumento das desigualdades sociais, do desemprego e da pobreza colocam em xeque não só a experiência do neoliberalismo, em especial do ponto de vista da classe trabalhadora, mas também a própria validade da teoria econômica mainstream, porém não gerou, até o presente momento, uma crise do ‘pensamento econômico dominante’.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.