Celso Furtado: da Formação à dinâmica e à ação regional
Resumo
Este artigo trata da obra de Celso Furtado e centra a análise no livro Formação econômica do Brasil - a obra maior do autor - e no estudo Uma política de desenvolvimento para o Nordeste, que serviu de base para a criação da Superintendência do desenvolvimento do Nordeste. Furtado tem sido considerado como o mais importante economista brasileiro e principal expressão da Economia Política e das Ciências Sociais de um modo geral, fora de nossas fronteiras. Sua vida foi dedicada ao esforço de conhecer e interpretar o Brasil. Ao seu trabalho no campo da produção teórica, soma-se o empenho na construção e colocação em prática de uma política para desenvolver a região menos desenvolvida do país: o Nordeste brasileiro. Celso Furtado nasceu em Pombal, sertão da Paraíba, em 1920, e faleceu no Rio de Janeiro em 2005.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-11-11
Como Citar
TAVARES, H. M. Celso Furtado: da Formação à dinâmica e à ação regional. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 22, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/3199. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.