Avaliação do progresso das nações: uma aplicação na América do Sul, Costa Rica e México

Autores

  • Pedro Henrique de Morais Campetti Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Tiago Wickstrom Alves Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v30n1a2015-2

Resumo

Este estudo objetiva propor uma medida de progresso multidimensional para ser utilizada na América do Sul, Costa Rica e México. Para isto, foi construído um quadro referencial (framework) a partir das qual foram elencados 50 indicadores para avaliação do progresso e bem-estar na primeira década do século XXI nos países selecionados. Utilizou-se o método de escore-z para tratamento dos dados e o método estrutural-diferencial para análise e ranking dos países. Os resultados apontaram as dimensões que mais que contribuíram para o progresso. Estabeleceu-se também um ranking do progresso por país e verificou-se a relação daqueles que mais progrediram no período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique de Morais Campetti, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
    Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professor efetivo de Economia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves. Endereço eletrônico:pedro.campetti@bento.ifrs.edu.br ou pedro_campetti@yahoo.com.br.
  • Tiago Wickstrom Alves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Endereço eletrônico: twa@unisinos.br ou wickstrom.alves@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-04-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMPETTI, Pedro Henrique de Morais; ALVES, Tiago Wickstrom. Avaliação do progresso das nações: uma aplicação na América do Sul, Costa Rica e México. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 30, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/REE-v30n1a2015-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/28788. Acesso em: 9 dez. 2025.