Do estruturalismo à economia evolucionária: uma abordagem recente do desenvolvimento econômico
Resumo
Desenvolvimento econômico evoluiu desde o final de 1980 com um entendimento de que, enquanto seus aspectos teóricos são fundamentados no estruturalismo, há também aproximações adicionais significativas com base nos escritos do velho institucionalismo norte-americano. O presente trabalho irá dispor das transformações institucionais decorridas no Brasil, introduzindo nesta análise as noções da ontologia de Veblen em conjunto com uma abordagem evolutiva moderna que vem trazer luz para o termo "tecnologias sociais". Tecnologias sociais aparecem para complementar à análise de Albert Hirschman em relação a processos de crescimento econômico desigual, que por sua natureza são desequilibradas em termos espaciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-04-22
Como Citar
SILVA, R. G.; HANSEN, D. L. Do estruturalismo à economia evolucionária: uma abordagem recente do desenvolvimento econômico. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 27, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/26329. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.