Caracterização econômica dos municípios goianos segundo valor adicionado dos setores de atividade

Autores

  • Eduiges Romanatto
  • Evelyn de Castro Cruvinel
  • Eduardo Santos Araújo
  • Clécia Rosa Ivânia Satel

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v30n1a2015-5

Resumo

O trabalho tem por objetivo caracterizar ou atribuir um perfil econômico aos municípios do estado de Goiás conforme suas atividades econômicas. Toma-se por base o Valor Adicionado (VA) por setor de atividade de cada município e seus respectivos pesos nos VAs específicos no município, bem como no Estado. Para caracterização foram utilizadas técnicas estatísticas multivariadas, mais especificamente análise fatorial e de agrupamentos. Os dados utilizados foram os do Produto Interno Bruto Municipal de 2011. Como resultado principal verificou-se a concentração da produção e da renda em poucos municípios do estado, bem como a forte dependência da maioria dos municípios goianos (78,5%) da atividade de agropecuária e da administração pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduiges Romanatto

Gerente de Estatísticas Socioeconômicas no Instituto Mauro Borges Segplan-GO e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR.

Evelyn de Castro Cruvinel

Pesquisadora no Instituto Mauro Borges, Segplan-GO.

Eduardo Santos Araújo

Pesquisador no Instituto Mauro Borges, Segplan-GO e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR.

Clécia Rosa Ivânia Satel

Pesquisadora no Instituto Mauro Borges, Segplan-GO e Mestre em Economia Regional pela UEL.

Downloads

Publicado

2016-04-18

Como Citar

ROMANATTO, E.; CRUVINEL, E. de C.; ARAÚJO, E. S.; SATEL, C. R. I. Caracterização econômica dos municípios goianos segundo valor adicionado dos setores de atividade. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 30, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/REE-v30n1a2015-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/26077. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos