Comércio internacional e especialização tecnológica dos BRICS entre os anos de 2000-2010
Resumo
O presente artigo tem o propósito de mensurar, por meio de indicadores, como se inserem no comércio internacional os países pertencentes aos BRICS (Brasil, Rússia, Ãndia, China e Ãfrica do Sul) nos anos de 2000-2010. Utilizando-se da agregação setorial proposta pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os resultados encontrados apresentam certa heterogeneidade acerca da inserção desses países no comércio internacional. Assim, o Brasil e a Ãfrica do Sul apresentam maior inserção comercial por meio de bens não industriais. China e Ãndia apresentaram crescimento em seus indicadores, demonstrando a intensidade comercial dessas economias, destaque para a China que elevou seus saldos comerciais para os bens de alta intensidade tecnológica, de maneira expressiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-03
Como Citar
SILVA, M. G. da; LIMA, D. J. P.; XAVIER, C. L. Comércio internacional e especialização tecnológica dos BRICS entre os anos de 2000-2010. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/22334. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.