A DINÂMICA DOS FLUXOS FINANCEIROS NOS PAÃSES DO BRICS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2000-2010
Resumo
Este artigo tem como objetivo central a análise da dinâmica dos fluxos financeiros registrados nos Balanços de Pagamentos dos países dos BRICS no período 2000-2010, momento recente que abarca a crise financeira internacional. Especificamente, examina-se qual a contribuição dos controles de capitais adotados por cada economia para o movimento de capitais específicos de suas contas financeiras. A ideia é mostrar que as economias dos BRICS apresentam características peculiares no que toca à dinâmica financeira, de tal sorte que devem ser foco na formulação de estratégias para regulação financeira global. Para tanto, o trabalho se embasa no referencial teórico de Minsky, discutindo os ciclos de liquidez internacional e seus reflexos no comportamento dos fluxos de capitais direcionados às economias emergentes, particularmente nos BRICS. A análise empírica realizada nos permite destacar a importância do gerenciamento de capitais para atração de fluxos financeiros de longo prazo, capazes de contribuir para o crescimento produtivo dessas economias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-03
Como Citar
VAL MUNHOZ, V. da C.; PEREIRA, V. de P.; DE DEUS, L. N. A DINÂMICA DOS FLUXOS FINANCEIROS NOS PAÃSES DO BRICS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2000-2010. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/17631. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.