Desindustrialização e Reprimarização da Economia Brasileira Contemporânea num Contexto de Crise Financeira Global: Conceitos e Evidências

Autores

  • David Ferreira Carvalho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • André Cutrim Carvalho Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

O objetivo do presente artigo é debater sobre o conceito de desindustrialização e avaliar de forma empírica até que ponto está ocorrendo um processo de desindustrialização na indústria manufatureira brasileira, principalmente num contexto de crise e de fragilidade financeira global. Além disso, o referido artigo procura abordar a questão da reprimarização decorrente da chamada "doença holandesa" que, como uma consequência da desindustrialização precoce no Brasil, estaria alterando a estrutura da pauta das exportações e importações brasileiras. Palavras-chave: desindustrialização, crise e fragilidade financeira, reprimarização e doença holandesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-Doutor e Doutor em Economia pela UNICAMP. Professor-pesquisador do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará.

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Professor-pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2013-04-04

Edição

Seção

Artigos