Os fluxos de comércio do Rio Grande do Sul: trocas interestaduais e com o resto do mundo
Resumo
Este artigo analisa os fluxos comerciais do RS com os demais estados do país e com o exterior. A Secretaria da Fazenda do RS e o Sistema ALICE do MDIC foram as fontes utilizadas. O RS possui superávits em ambos os fluxos de comércio. O estado de São Paulo é o principal parceiro comercial interestadual, embora a relação comercial seja deficitária para o RS. A pauta de exportação gaúcha é fortemente calcada em produtos intensivos em trabalho e em recursos naturais; já a pauta interestadual de produtos vendidos no mercado doméstico é mais diversificada e apresenta maior complexidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-15
Como Citar
TATSCH, A. L.; BATISTI, V. de S. Os fluxos de comércio do Rio Grande do Sul: trocas interestaduais e com o resto do mundo. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 28, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/17272. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.