A História Importa: origens estruturais da desigualdade na distribuição da renda.
Resumo
O presente artigo tem como propósito apresentar uma avaliação das causas e condicionantes da desigualdade na distribuição de renda nas economias do mundo. Tal proposta visa avaliar por meio dos dados apresentados pela PNUD a relevância da teoria estruturalista do subdesenvolvimento, bem como a importância dos índices de desemprego e de formação educacional na explicação desta desigualdade. Os resultados da análise econométrica apontam para uma grande influência da história econômica dos países na explicação de sua distribuição de renda, mas permitem também aceitar a relevância dos índices de desemprego e de escolaridade nesta explicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-04
Como Citar
MORAES, R. A História Importa: origens estruturais da desigualdade na distribuição da renda. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 25, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/13998. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.