As finanças públicas dos municípios goianos: uma análise das receitas de transferências e das despesas nas funções relativas à Educação e Cultura e à Saúde e Saneamento.
Resumo
RESUMO: Este trabalho investigou as finanças dos 246 municípios do Estado de Goiás relativas à distribuição das receitas de transferências do FPM, Fundef/Fundeb e ICMS, principais fontes de recursos, bem como as despesas relativas à função Educação e Cultura e à Saúde e Saneamento. Essas informações foram trabalhadas conforme classes populacionais e Regiões de Planejamento. O levantando das informações foram para os anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 tendo como fonte dos dados o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. No período entre 2006 e 2009, os resultados indicam que os recursos do FPM e do Fundef/Fundeb atuaram de forma redistributiva e o ICMS de maneira mais concentrada. Também nesse período, as despesas per capita tanto em Educação e Cultura quanto em Saúde e Saneamento vem aumentando, acompanhando, em alguma medida, o aumento das atribuições municipais com o advento da Constituição Federal de 1988.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-04
Como Citar
ROMANATTO, E.; OLIVEIRA, D. V. As finanças públicas dos municípios goianos: uma análise das receitas de transferências e das despesas nas funções relativas à Educação e Cultura e à Saúde e Saneamento. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 25, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/11414. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.