TWITTER NA ESCOLA: LINGUAGEM SINCOPADA COMO ESTÍMULO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO E SÍNTESE EM DIFERENTES DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

Autores

  • Izabel Castanha Gil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v6-2015-80137

Palavras-chave:

Leitura, Interpretação e síntese, Técnica de ensino, Uso qualitativo do tempo

Resumo

Valendo-se do modelo de comunicação difundido pelo twitter, que limita a mensagem escrita em até cento e quarenta caracteres, desenvolveu-se uma técnica didática para o ensino médio, voltada à construção da competência da leitura, interpretação e escrita em aulas que não são de língua portuguesa. A experiência nasceu nas aulas de Geografia, mas a técnica didática pode ser utilizada em qualquer outra disciplina do núcleo comum. Por meio de regras claras, os alunos são instrumentalizados para a leitura, interpretação e recodificação sintetizada da matéria lida. A essa etapa, segue-se uma apresentação oral do conteúdo, como forma de colocar em prova a coerência entre o que foi sintetizado e a matéria original. A referida técnica demonstra eficácia quando utilizada na apresentação de um novo conteúdo, como recurso para sensibilização dos alunos, ou na sua conclusão, como mecanismo para que o professor observe o aprendizado ou para diversificação da abordagem da temática desenvolvida.

Biografia do Autor

  • Izabel Castanha Gil

    Doutora em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente. Professora de Geografia no ensino médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e superior das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

Referências

ACONTECE. Aprendendo a linguagem do twitter: dicionário do twitter. Disponível em: <http://rosaouespinho.blogspot.com.br/2010/04/aprendendo-linguagem-do-twitter.html>. Acesso em: 20 jul. 2013.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Padrões web em governo eletrônico: cartilha de redação web. Brasília-DF: MP/SLTI, 2010. Disponível em: <http://epwg.governoeletronico.gov.br/cartilha-redacao>. Acesso em: 10 jul. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de referência para o ENEM 2009. Brasília-DF: MEC-INEP, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2013.

______. PCN+: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília-DF: MEC, s.d. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2014.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Parte IV. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília-DF: MEC, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/cienciah.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2013.

MORAN, José Manuel. O que diz José M. Moran sobre as mídias na educação. Disponível em http://programademidiasnaescola.blogspot.com.br/2008/11/o-que-diz-jos-manuel-moran-sobre-as.html. Acessado em 10/10/2013.

Downloads

Publicado

27-10-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TWITTER NA ESCOLA: LINGUAGEM SINCOPADA COMO ESTÍMULO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO E SÍNTESE EM DIFERENTES DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 10, p. 4–20, 2015. DOI: 10.14393/REG-v6-2015-80137. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80137. Acesso em: 30 dez. 2025.