COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DE “CAMPO” E A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE ENTRE ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL SYLVIO BASTOS TAVARES, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

Autores

  • Diogo Jordão Silva Universidade Federal Fluminense
  • Jeniffer Costa dos Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78636

Palavras-chave:

Rural, Urbano, Ensino de Geografia

Resumo

Trabalhar com os conteúdos referentes ao espaço rural no ensino de Geografia consiste em um grande desafio para o professor, principalmente quando os alunos são habitantes de áreas urbanas e não têm contato com a realidade do campo. Conhecer as concepções desses alunos sobre o campo torna-se, pois, imprescindível para um ensino mais significativo. Diante disso, o presente trabalho objetiva compreender a concepção de campo entre alunos de uma escola localizada na área urbana, e, a partir daí, identificar se os mesmos reconhecem as relações existentes entre o campo e a cidade. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionários a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Sylvio Bastos Tavares, localizado no Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes/RJ. A análise das respostas permite compreender que, de maneira geral, os alunos veem o campo e a cidade de forma dicotômica. O campo é, para eles, o lugar do atraso, onde predomina a natureza, a paz e a tranquilidade. As atividades de agricultura e pecuária seriam os únicos elementos dinamizadores desse espaço. Quanto às relações entre o campo e a cidade, não foi possível percebê-las nas respostas dos alunos, já que para eles os dois espaços são entendidos isoladamente.

Biografia do Autor

  • Diogo Jordão Silva, Universidade Federal Fluminense

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense  – Polo Campos dos Goytacazes-RJ. Graduado em Geografia pela mesma instituição. Professor de Geografia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro

  • Jeniffer Costa dos Santos, Universidade Federal Fluminense

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – Polo Campos dos Goytacazes-RJ. Graduada em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense. Professora de Geografia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro

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Publicado

27-08-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DE “CAMPO” E A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE ENTRE ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL SYLVIO BASTOS TAVARES, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 94–113, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78636. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78636. Acesso em: 7 dez. 2025.