COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DE “CAMPO” E A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE ENTRE ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL SYLVIO BASTOS TAVARES, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78636Palavras-chave:
Rural, Urbano, Ensino de GeografiaResumo
Trabalhar com os conteúdos referentes ao espaço rural no ensino de Geografia consiste em um grande desafio para o professor, principalmente quando os alunos são habitantes de áreas urbanas e não têm contato com a realidade do campo. Conhecer as concepções desses alunos sobre o campo torna-se, pois, imprescindível para um ensino mais significativo. Diante disso, o presente trabalho objetiva compreender a concepção de campo entre alunos de uma escola localizada na área urbana, e, a partir daí, identificar se os mesmos reconhecem as relações existentes entre o campo e a cidade. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionários a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Sylvio Bastos Tavares, localizado no Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes/RJ. A análise das respostas permite compreender que, de maneira geral, os alunos veem o campo e a cidade de forma dicotômica. O campo é, para eles, o lugar do atraso, onde predomina a natureza, a paz e a tranquilidade. As atividades de agricultura e pecuária seriam os únicos elementos dinamizadores desse espaço. Quanto às relações entre o campo e a cidade, não foi possível percebê-las nas respostas dos alunos, já que para eles os dois espaços são entendidos isoladamente.
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