CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVA DE ALUNOS DO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-78349Palabras clave:
Anos finais do ensino fundamental, Cultura afro-brasileira. Lei 10.639/03, Rede pública de ensinoResumen
Nesta pesquisa, buscou-se compreender a representação da cultura afro-brasileira nos Livros didáticos de Geografia (LDG) do 7° ano do ensino fundamental a partir das unidades que retratam a formação territorial e do povo brasileiro, investigando como se deu a aplicação da Lei 10.639/2003 em um livro didático 2020. A escolha pelo livro didático de Geografia do 7°ano justifica-se pela importância desta disciplina na educação básica, de forma geral, e mais especificamente, no ensino fundamental, pois é neste período que a base das informações geográficas é apresentada aos alunos. Daí a importância de um livro didático sem erros, sem injustiças sociais e sem estereótipos, pois o mesmo pode influenciar na formação cidadã do aluno, positivamente e/ou negativamente, dependerá de como a abordagem será repassada para o aluno. A metodologia do trabalho é pautada no método qualitativo subjetivo, utilizando questionários com alunos da escola. Apesar da existência da Lei 10.639 de 09 janeiro de 2003, que trata do ensino obrigatório da História e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da educação básica, seja público ou privado, percebe-se que há, ainda, dificuldades para a efetivação desta temática. A inserção do negro no LDG, ausência de eventos nas escolas que abordem a temática da cultura afro-brasileira e a falta de preparo de alguns professores podem postergar a viabilidade da Lei 10.639/2003.
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