CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVA DE ALUNOS DO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN

Autores/as

  • Paulo da Silva Santos Professor de Geografia da rede privada
  • Maria José Costa Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-78349

Palabras clave:

Anos finais do ensino fundamental, Cultura afro-brasileira. Lei 10.639/03, Rede pública de ensino

Resumen

Nesta pesquisa, buscou-se compreender a representação da cultura afro-brasileira nos Livros didáticos de Geografia (LDG) do 7° ano do ensino fundamental a partir das unidades que retratam a formação territorial e do povo brasileiro, investigando como se deu a aplicação da Lei 10.639/2003 em um livro didático 2020. A escolha pelo livro didático de Geografia do 7°ano justifica-se pela importância desta disciplina na educação básica, de forma geral, e mais especificamente, no ensino fundamental, pois é neste período que a base das informações geográficas é apresentada aos alunos. Daí a importância de um livro didático sem erros, sem injustiças sociais e sem estereótipos, pois o mesmo pode influenciar na formação cidadã do aluno, positivamente e/ou negativamente, dependerá de como a abordagem será repassada para o aluno. A metodologia do trabalho é pautada no método qualitativo subjetivo, utilizando questionários com alunos da escola.  Apesar da existência da Lei 10.639 de 09 janeiro de 2003, que trata do ensino obrigatório da História e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da educação básica, seja público ou privado, percebe-se que há, ainda, dificuldades para a efetivação desta temática.  A inserção do negro no LDG, ausência de eventos nas escolas que abordem a temática da cultura afro-brasileira e a falta de preparo de alguns professores podem postergar a viabilidade da Lei 10.639/2003.

Biografía del autor/a

  • Paulo da Silva Santos, Professor de Geografia da rede privada

    Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e mestrando em Educação pela mesma instituição no POSEDUC

  • Maria José Costa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

    Docente do Curso de Geografia da FAFIC/UERN; graduada e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; líder do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG); coordenadora do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG); membro do Comitê Editorial da Editora da UERN (EDUERN)

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Publicado

2025-05-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVA DE ALUNOS DO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 28, p. 2–23, 2025. DOI: 10.14393/REG-v15-2024-78349. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78349. Acesso em: 24 dec. 2025.