A FORÇA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA PRÁTICA DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Professor de Geografia, Material didático, Autonomia docenteResumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre a força que o livro didático exerce na relação com o professor de geografia. Para tanto, tem como centralidade as seguintes questões: de que maneira o livro didático influencia o trabalho docente? Na perspectiva da autonomia do professor, que situações podem emergir da relação com o livro didático? Nessa abordagem, de cunho teórico, considera-se que a força do livro didático ganha mais notoriedade quanto maior é a dependência do professor em relação a ele. Diante disso, podem existir tensões nessa relação, pela dependência do professor; ou, ao desenvolver sua autonomia, construir diferentes intenções ao utilizar esse material.
Referências
BITTENCOURT, Circe. Em foco: história, produção e memória do livro didático. In: Educação e Pesquisa, São Paulo , p. 471-473, v. 30, n. 3, 2004.
CALLAI, Helena C. A Geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: MORAIS, Eliana M. Barbosa de. MORAES, Loçandra B. de. (Orgs.) Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010.
CALLAI, Helena C. O livro didático no contexto dos processos de avaliação. Revista OKARA: Geografia em debate, João Pessoa-PB, v. 10, n. 2, p. 273-290, 2016a.
CALLAI, Helena Copetti. O livro didático permite e oportuniza a democratização do conhecimento? In: SPOSITO, Eliseu Savério; DA SILVA, Charlei Aparecido; SANT’ANNA NETO, João Lima; MELAZZO, Everaldo Santos (Orgs.). A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016b, p. 287-306.
CARVALHO, Naiemer Ribeiro de. A construção da nação nos livros didáticos de geografia da primeira república. Giramundo, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 55-65, jul./dez. 2014.
COPATTI, Carina. Livro Didático e professor de Geografia: interações na prática de ensino. In: TONINI, et. al. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017, p. 155-176.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo C. da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. 2. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia. Editora Unijui, 3. ed. 2013.
MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista brasileira de história da educação, Campinas-SP, v. 12, n. 3 (30), p. 179-197, set./dez. 2012.
PINA, Paula Priscila Gomes do Nascimento. A relação entre o ensino e o uso do livro didático de geografia. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Paraíba, 2009.
SOUZA, Vanilton Camilo. Fundamentos teóricos, epistemológicos e didáticos no ensino da geografia: bases para formação do pensamento espacial crítico. Revista Brasileira de Educação Geográfica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun. 2011.
SPOSITO, Elizeu S. Livro didático em geografia, do processo de avaliação à sua escolha. In: Livro didático em questão. Boletim 5. Salto para o Futuro. Tv Escola. MEC, 2006.
SUERTEGARAY, Dirce M. Cadernos Geográficos. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Geociências. – n. 12. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2005.
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Caminhos teórico-metodológicos para a investigação de livros escolares: contribuição do Centro de Investigación MANES. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 827- 843, out.-dez. 2015.
VLACH, Vânia Rubia F. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In. VESENTINN, José W. (org.) O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Carina Copatti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.