A FORÇA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA PRÁTICA DO PROFESSOR

Autores

  • Carina Copatti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

Professor de Geografia, Material didático, Autonomia docente

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a força que o livro didático exerce na relação com o professor de geografia. Para tanto, tem como centralidade as seguintes questões: de que maneira o livro didático influencia o trabalho docente? Na perspectiva da autonomia do professor, que situações podem emergir da relação com o livro didático? Nessa abordagem, de cunho teórico, considera-se que a força do livro didático ganha mais notoriedade quanto maior é a dependência do professor em relação a ele. Diante disso, podem existir tensões nessa relação, pela dependência do professor; ou, ao desenvolver sua autonomia, construir diferentes intenções ao utilizar esse material.

Biografia do Autor

  • Carina Copatti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduanda em Pedagogia pela Uninter. Graduada em Geografia e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora da rede municipal de ensino de Charrua-RS. Integrante do grupo de Pesquisa “Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais” (UNIJUI) e colaboradora no grupo de Pesquisa “Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais” (PPGEdu-UPF). Atuou como avaliadora de livros didáticos no Programa Nacional de Livros Didáticos do Brasil - PNLD 2017, PNLD 2018 e PNLD 2019 – área de Geografia.

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Publicado

08/15/2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A FORÇA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA PRÁTICA DO PROFESSOR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 3–16, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76763. Acesso em: 22 abr. 2025.