JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Jogos Digitais, Revisão SistemáticaResumo
No processo de ensino e aprendizagem os jogos digitais são um recurso poderoso na construção do conhecimento escolar, no desenvolvimento da criatividade e no envolvimento (MADEIRA, 2015). Partindo deste pressuposto buscamos neste estudo entender quais as contribuições dos jogos digitais com as proposições de ensino e aprendizagem para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a Geografia Escolar. Logo, o objetivo deste estudo é descrever e analisar as contribuições dos jogos digitais para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da Geografia Escolar por meio de uma revisão sistematizada da literatura brasileira sobre o assunto em publicações nos Periódicos da Capes e na Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados do estudo apontaram para trabalhos acadêmicos em nível de dissertação. Outros achados da pesquisa foram: os trabalhos desenvolvidos tinham como público alvo alunos do ensino básico com foco na cartografia escolar e algumas experiências bem-sucedidas no processo de ensino e aprendizagem de jogos digitais para alunos surdos. Por último, entendemos que este estudo pode contribuir para nortear pesquisas acadêmicas que desejem preencher lacunas e fragilidades acerca do tema jogos digitais e o ensino de geografia.
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