JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL

Autores

  • Antonio Virginio Martins Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Carlos José Sabino Nascimento Secretaria de Educação do Estado da Paraíba
  • Rogerio Junior Correia Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0001-9366-2617

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Jogos Digitais, Revisão Sistemática

Resumo

No processo de ensino e aprendizagem os jogos digitais são um recurso poderoso na construção do conhecimento escolar, no desenvolvimento da criatividade e no envolvimento (MADEIRA, 2015). Partindo deste pressuposto buscamos neste estudo entender quais as contribuições dos jogos digitais com as proposições de ensino e aprendizagem para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a Geografia Escolar.  Logo, o objetivo deste estudo é descrever e analisar as contribuições dos jogos digitais para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da Geografia Escolar por meio de uma revisão sistematizada da literatura brasileira sobre o assunto em publicações nos Periódicos da Capes e na Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados do estudo apontaram para trabalhos acadêmicos em nível de dissertação. Outros achados da pesquisa foram: os trabalhos desenvolvidos tinham como público alvo alunos do ensino básico com foco na cartografia escolar e algumas experiências bem-sucedidas no processo de ensino e aprendizagem de jogos digitais para alunos surdos. Por último, entendemos que este estudo pode contribuir para nortear pesquisas acadêmicas que desejem preencher lacunas e fragilidades acerca do tema jogos digitais e o ensino de geografia.

Biografia do Autor

  • Antonio Virginio Martins Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Graduado em Geografia, especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e discente do Programa de Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Carlos José Sabino Nascimento, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

    Graduado em Comunicação Social e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e discente do Programa de Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Rede Pública do Estado da Paraíba.

  • Rogerio Junior Correia Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Graduado em Desenho Industrial, Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra - Portugal, professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

09/10/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 39–49, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76686. Acesso em: 22 abr. 2025.