AS PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS DO SOLO: A COLORTECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76319

Palavras-chave:

Cores do solo, Ensino de Geografia, Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Análise do Solo

Resumo

Compreender a importância do solo na relação sociedade-natureza é fundamental para o entendimento do seu manejo sustentável. A forma superficial com que esse tema aparece na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na área de Geografia pode contribuir para a falta de interesse dos alunos e professores nessa abordagem. A pesquisa tem como objetivo propor a elaboração de uma colorteca a partir da coleta de amostras de solo com a finalidade de propiciar uma aprendizagem significativa para o estudo do solo. A metodologia utilizada envolveu a construção do corpus teórico por intermédio de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo em cinco municípios dos estados da Paraíba e Tocantins com a finalidade de mostrar os procedimentos para a elaboração de uma colorteca, que demonstrou ser uma ferramenta pedagógica de baixo custo, podendo der aplicada em qualquer município. Como resultado, destaca-se que atividades envolvendo coleta e análise do solo a partir da sua coloração podem se constituir em uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, permitindo compreender que as características do solo podem determinar o tipo de uso pela sociedade, aproximando o tema do cotidiano do aluno.

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Biografia do Autor

José Carlos Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: bezerra.jisecarlos25@yahoo.com.br

Tatiana Colasante, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Turismo pela Universidade Estadual Paulista. Docente Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. E-mail: tatiana.colasante@ufma.br

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

BEZERRA, J. C.; COLASANTE, T. AS PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS DO SOLO: A COLORTECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 139–153, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76319. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76319. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos