AS PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS DO SOLO: A COLORTECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76319Palabras clave:
Cores do solo, Ensino de Geografia, Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Análise do SoloResumen
Compreender a importância do solo na relação sociedade-natureza é fundamental para o entendimento do seu manejo sustentável. A forma superficial com que esse tema aparece na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na área de Geografia pode contribuir para a falta de interesse dos alunos e professores nessa abordagem. A pesquisa tem como objetivo propor a elaboração de uma colorteca a partir da coleta de amostras de solo com a finalidade de propiciar uma aprendizagem significativa para o estudo do solo. A metodologia utilizada envolveu a construção do corpus teórico por intermédio de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo em cinco municípios dos estados da Paraíba e Tocantins com a finalidade de mostrar os procedimentos para a elaboração de uma colorteca, que demonstrou ser uma ferramenta pedagógica de baixo custo, podendo der aplicada em qualquer município. Como resultado, destaca-se que atividades envolvendo coleta e análise do solo a partir da sua coloração podem se constituir em uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, permitindo compreender que as características do solo podem determinar o tipo de uso pela sociedade, aproximando o tema do cotidiano do aluno.
Referencias
ANDREOLI, C. V.; ANDREOLI, F. de N.; JUSTI JUNIOR, J. Formação e características dos solos para o entendimento de sua importância agrícola e ambiental. 2012. Disponível em: <http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 01 mar. 2021.
AZEVEDO, A.C.; DALMOLIN, R.S.D. Solos e Ambiente: uma introdução. Santa Maria: Ed. Pallotti, 2004.
MARQUES, J. D.; JUVENAL SEVERINO BOTELHO. O Ensino de solo na Geografia a partir da prática em campo. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, n. 6, p. 1-7, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.986.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CLELAND, T. M. Practical description of the Munsell color system, with suggestions for its use. Baltimore: Munsell Color Co, 1921.
COELHO M. R.; FIDALGO, E. C., DOS SANTOS, H. G.; BREFIN, M. D. L. M. S. Solos: Tipos, suas funções no ambiente, como se formam e sua relação com o crescimento das plantas. In: MOREIRA, F. M. S. et al. O ecossistema solo. Lavras-MG: Editora UFLA, 2013, p. 49-62.
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Solo. 2021. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore/CONT000fesi63xh02wx5eo0y53mhyx67oxh3.html> Acesso em 29 nov. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Manual Técnico de Pedologia. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
LEPSCH, I.F. Solos: formação e conservação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1977.
LIMA, V. C.; LIMA, M. R.; MELO, V. F. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: UFPR, 2007.
MELVILLE M.D.; ATKINSON, G. Soil color: its measurement and its designation in models of uniform color space. Journal of Soil Science, Ottawa, n. 36, p. 495-512, 1985.
MENDES, S. de O. O solo no ensino de geografia e sua importância para a formação cidadã na educação básica. 2017. 164 p. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
PEREIRA, M. G.; ANJOS, L. H. C. dos; PINHEIRO JUNIOR, C. R. ; PINTO, L. A. da S., R, SILVA NETO, E. C. da; FONTANA, A. Formação e caracterização de solos. In: TULLIO, L. (Org.). Formação, classificação e cartografia dos solos. Ponta Grossa: Atena, 2019, p. 1-20. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.3481923091.
SANTOS, R.D.; LEMOS, R.C.; SANTOS, H.G.; KER, J.C.; ANJOS, L.H.C.; SHIMIZU, S.H.. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
SCHAETZL, R.; ANDERSON, S. Soils: genesis and geomorphology. Inglaterra: Cambridge University Press, 2005.
SIMONSON, R.W. Soil color standards and terms for field use – history of their development. In: BIGHAM, J.M.; CIOLKOSZ, E. J. (Orgs.). Soil Color, 1993, p. 1-20.
SOIL SURVEY DIVISION STAFF. Soil survey manual. U.S. Department of Agriculture Handbook, 1993.
TEIXEIRA, W. G.; MACEDO, R. S.; MARTINS, G. C. A cor do solo: interpretando as cores do solo com a finalidade de monitorar processos de recuperação em áreas. Embrapa Agricultura Digital, n. 47, p. 1-2, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 José Carlos Bezerra, Tatiana Colasante

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


