TECNOLOGÍA DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN DE CONTEXTO.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78704Palabras clave:
Nuevas Tecnologías, Educación de jóvenes del campo, Educación contextualizadaResumen
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs é um essencial mecanismo para tornar a aprendizagem da Geografia mais significativa e, assim, aproximá-la da realidade vivida pelo aluno. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma integração entre novas tecnologias e o ensino de Geografia no contexto de uma escola camponesa. O trabalho visou identificar os diversos lugares de origem dos alunos, por meio do programa Google Earth e assim fazer uma descrição geográfica de suas respectivas comunidades rurais, identificando aspectos geográficos, históricos e sociais. O estímulo demonstrado pelos alunos no desenvolvimento da atividade, bem como sua capacidade em reconhecer o lugar e suas diferentes formas de organização espacial, confirmou o uso das tecnologias como ferramenta valiosa para o ensino da Geografia, uma vez que trabalhar com a realidade do aluno a partir de novos recursos didáticos desperta o interesse pela construção do conhecimento.
Referencias
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - nº 9.394/96. Brasília: 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em 14 setembros 2013.
_________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa,
2002.
CEARÁ. Projeto Político-Pedagógico da Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Independência, 2011.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
IPECE. Instituto de Pesquisa do Estado do Ceará, 2012: Disponível em: Acesso em: 23 jan.2013.
LEITE, Sérgio Celani. Escola Rural: urbanizações e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
MATTOS, Beatriz Helena Oliveira de Mello. Educação do Campo e Práticas Educativas de Convivência com o Semiárido: a Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Tese de Doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdadede Educação. Universidade Federal do Ceará, 2010.
MENDES, Benedito Vasconcelos. Características gerais da caatinga: desenvolvimento sustentável do semiárido. Fascículo nº 1, Fortaleza: Demócrito Rocha, 1995. 8 p. (Universidade Aberta – ensino a distância).
MORAN, José Manuel. Os meios de comunicação na escola. In: Fundação para o desenvolvimento da educação. Série Ideias: n. 9. São Paulo: FDE, 1994, p. 21-28.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.
SILVA, Greice Kelly Perskeda. (Re) Conhecendo o “lugar” de vivência por meio do uso de geotecnologias e trilhas interpretativas: uma experiência no município de Agudo- RS. Revista Geosaberes, Fortaleza, v.2, n. 3, p. 3-17, 2011. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/viewFile/77/pdf30> Acesso em: 23 jan.2014.
SIMIELLI, Maria Elena. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: A Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.
VOGES, Magnum Souza; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Práticas pedagógicas e as imagens do Google Earth – alguns centros urbanos brasileiros e as questões ambientais. Disponível em: <http://www.labtate.ufsc.br/images/Magnun_Souza_Voges_e_Rosemy_da_Silva_Nascimento.pdf> Acesso em: 25 Set. 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


