TECNOLOGÍA DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN DE CONTEXTO.

Autores/as

  • Cleano Soares Brito Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78704

Palabras clave:

Nuevas Tecnologías, Educación de jóvenes del campo, Educación contextualizada

Resumen

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs é um essencial mecanismo para tornar a aprendizagem da Geografia mais significativa e, assim, aproximá-la da realidade vivida pelo aluno. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma integração entre novas tecnologias e o ensino de Geografia no contexto de uma escola camponesa. O trabalho visou identificar os diversos lugares de origem dos alunos, por meio do programa Google Earth e assim fazer uma descrição geográfica de suas respectivas comunidades rurais, identificando aspectos geográficos, históricos e sociais. O estímulo demonstrado pelos alunos no desenvolvimento da atividade, bem como sua capacidade em reconhecer o lugar e suas diferentes formas de organização espacial, confirmou o uso das tecnologias como ferramenta valiosa para o ensino da Geografia, uma vez que trabalhar com a realidade do aluno a partir de novos recursos didáticos desperta o interesse pela construção do conhecimento.

Biografía del autor/a

  • Cleano Soares Brito, Universidade Federal do Ceará

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia da mesma Instituição

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Publicado

2017-03-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

TECNOLOGÍA DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN DE CONTEXTO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 103–116, 2017. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-78704. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78704. Acesso em: 26 dec. 2025.