O CONCEITO DE PAISAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78703Palabras clave:
Conceitos Geográficos, Paisagem, Ensino de geografiaResumen
Este artigo aborda a temática do ensino dos conceitos da Geografia no contexto escolar, discute-se o tema a partir de autores que historicamente vêm desenvolvendo concepções e metodologias voltadas para a qualificação do ensino de Geografia na escola básica. Neste sentido, tem-se como principal objetivo discutir a partir da análise bibliográfica alguns dos conceitos-chave da Geografia, enfatizando mais especificamente o conceito de Paisagem, tendo em vista uma reflexão a respeito da construção deste conceito no contexto da educação básica. A metodologia utilizada para construção do texto foi uma revisão de literatura acerca das temáticas pertinentes. Desta forma, o texto está organizado em torno de três tópicos principais, a saber: primeiramente discutiu-se o ensino de Geografia, tendo como finalidade apontar suas definições e características; em uma segunda etapa do texto abordou-se o conceito de Paisagem na história do pensamento geográfico, a fim de demonstrar suas especificidades. Por fim, apresentou-se o conceito de Paisagem no âmbito do ensino de Geografia tendo em vista a construção de possibilidades didáticas em sua abordagem na escola básica.
Referencias
BAUMANN, Zygmunt; tradução MEDEIROS, A. M. A cultura no mundo líquido moderno. RiodeJaneiro:Zahar,2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, Helena. C. Estudar o Lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos.(Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre. Mediação, 2012. Capitulo 2, 71-114.
CALLAI, Helena. Estudar a Paisagem para aprender Geografia. In: PEREIRA, Marcelo Garrido.(Comp.). La opacidade del Paisaje imagens e tempos educativos. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2013. Capitulo 2, 37-55.
CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C; CORRÊA, R. L. C. (orgs.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
CASTROGIOVANNI, Antonio C.; CALLAI, Helena C.; KAERCHER, Nestor A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. 10.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Apre(e)nder a paisagem geográfica: a experiência espacial e a formação do conceito no desenvolvimento das pessoas. In: PEREIRA, Marcelo Garrido (Comp.). La opacidade del Paisaje imagens e tempos educativos. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2013. Cap. 10, 219-239.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e construção de conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MELLO, João, B. F. de. “Geografia Humanística: A perspectiva da experiência vivida e uma critica radical ao positivismo”. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, 52 (4), out/dez. 1990.
MOREZI, Eduardo. Metodologia da pesquisa. Brasília, Março de 2003. Disponível em: <http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf>. Acesso em: 22de Agosto de 2016.
PUNTEL, Geovane Aparecida. A paisagem no ensino da geografia. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4a ed. 4a Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


