O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA GEOGRAFIA E SUA RELAÇÃO COM O CURSO DE ESTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78683Palabras clave:
Educação Profissional, Ensino Médio, Geografia e Estética, Formação, PercepçõesResumen
O presente relato versa a respeito do ensino médio profissionalizante e do espaço dado à disciplina Geografia nessa modalidade de educação, apresentando uma experiência de estágio com pesquisa no curso de Estética em uma Escola Estadual de Educação Profissional, localizada na cidade de Fortaleza - CE. No trabalho realizamos uma retrospectiva da história da educação profissional, desde seus primórdios até a mesma ganhar a estrutura atual. Identificamos ainda as características do ensino médio integrado, que visa formar o aluno para o mundo do trabalho e também para o ingresso no ensino superior. Notamos que esta modalidade de educação segue a perspectiva do sistema econômico vigente, agindo de acordo com os propósitos estabelecidos. Ressaltamos que o modelo de escola se configura como positiva, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. O ensino de Geografia é vinculado a uma perspectiva tradicional, porém, pontuamos que tem uma dinamicidade e que provoca nos alunos o interesse, apesar da dificuldade em assimilação. A partir destes pressupostos encaminhamos uma atividade de intervenção que perpassava a articulação das discussões no campo da estética e como esta se insere na discussão geográfica, trabalhando com os alunos a noção de beleza, o que para eles era feio e bonito, relacionando esta perspectiva com o sistema econômico vigente. Desta forma podemos inferir, que de fato, as/os alunas/os perceberam que a geografia pode contribuir para discussões que são pertinentes ao curso de estética, além de possibilitar o diálogo, ação verificada a partir do acaloramento das discussões e pronunciamento de pessoas que nas aulas habituais não dialogavam.
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