O VIRTUAL EXPRESSANDO A CIDADE: OS “MEMES” CONTEXTUALIZANDO NATAL/RN

Autores/as

  • Rafael Aguiar da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Cesar da Silva Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78678

Palabras clave:

Ensino da Geografia, Ensino da cidade, “Memes”, Natal/RN

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização dos “memes” no ensino da cidade na Geografia Escolar, enfatizando principalmente o papel dessa linguagem na aplicação dos conhecimentos geográficos referentes á cidade de Natal/RN. A partir desse objetivo foi constituída uma proposta de ensino através dos “memes” que possibilita introduzir o cotidiano dos alunos, e de forma que possam obter uma visão geográfica mais ampla da cidade e seus principais elementos característicos, aplicando essa discussão á cidade de Natal/RN.

Biografía del autor/a

  • Rafael Aguiar da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

  • Paulo Cesar da Silva Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Referencias

ARISTIMUÑO, Felipe. O meme como expressão popular no ensino de arte: alguns pensamentos e conceitos base do projeto de pesquisa EVMS. Revista Digital Art&, São Paulo, ano XII, n. 15, n. p., nov. 2014. Disponível em:< http://www.revista.art.br/site-numero-15/12.pdf>. Acesso em: 30/04/2017.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. 8.a ed. 2.a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

DÍAZ, Carlos M. Castaño. Defining and characterizing the concept of Internet Meme. Revista CES Psicología, v. 6, n. 1, p. 82-104, jan./jun. 2013.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A Superação dos limites para uma educação geográfica significativa: um estudo sobre a e na cidade. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, Número Especial EGAL, p. 1-25, 2011.

CURIOZZO. Disponível em: <https://curiozzzo.com/?s=muita+gente>. Acesso em: 30/04/2017.

DIAS, Felipe et al. Memes, uma meta-análise: proposta a um estudo sobre as reflexões acadêmicas do tema. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXXVIII. Rio de Janeiro-RJ, 4 a 7 de set. de 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), 2015. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/busca.htm?query=felipe+dias+memes>. Acesso em: 03/05/2017.

GERADOR DE MEMES. Disponível em: <http://geradormemes.com/>. Acesso em 03/05/2017.

PASSOS, Marcos Vinícius Ferreira. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP). Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia Anais do SIELP, v. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: < http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf>. Acesso em: 03/05/2017.

SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Diferentes linguagens na Educação Geográfica da cidade Rio de Janeiro. Revista Continentes, UFRRJ, Ano 1, n. 1, p. 97-118, 2012. Disponível em:< http://r1.ufrrj.br/revistaconti/>. Acesso em: 30/04/2017.

SANTOS, Rita de Cássia Evangelista dos; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino da geografia: uma interface teórica e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 167-184, set. /dez de 2011. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7353>. Acesso em: 03/05/2017.

SILVA, Eunice Isaias da. A Linguagem dos Quadrinhos na Mediação do Ensino de Geografia: Charges e Tiras de Quadrinhos no estudo da Cidade. 2010. 80 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Centros de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO.

UNESCO-CETIC. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Kids Online Brasil 2015; Crianças e adolescentes; C – Redes sociais. Disponível em: <http://cetic.br/tics/kidsonline/2015/criancas/>. Acesso em: 03/05/2017.

Publicado

2018-02-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O VIRTUAL EXPRESSANDO A CIDADE: OS “MEMES” CONTEXTUALIZANDO NATAL/RN. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 145–156, 2018. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78678. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78678. Acesso em: 7 dec. 2025.