EDUCAÇÃO SOB O CAPITALISMO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: CONTEXTO E CONDIÇÕES DO ENSINO E DA FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78677Palabras clave:
Ensino-aprendizagem, Docência, Trabalho, CapitalResumen
Compreender a natureza do trabalho docente apenas por meio da análise das técnicas e procedimentos pedagógicos e da relação professor-aluno, que se estabelece cotidianamente nas instituições públicas e privadas de ensino, não responde mais às contradições que têm permeado o exercício da docência. Mais do que isso, faz-se necessária a crítica da profissão à luz do movimento da acumulação capitalista em toda a sua trajetória de incorporação e sujeição do trabalho a níveis cada vez maiores de precarização. Diante dessa sistemática degradação das condições de trabalho resultante da reestruturação produtiva do capital, consta nesse texto considerações acerca da educação sob o capitalismo e da precarização do trabalho docente, que impedem a constituição e a reprodução de projetos educacionais que visem a formação de sujeitos críticos e reflexivos, constituindo o contexto e as condições do ensino e da formação em Geografia.
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