EDUCAÇÃO SOB O CAPITALISMO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: CONTEXTO E CONDIÇÕES DO ENSINO E DA FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores/as

  • Aurelane Alves Santana Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78677

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Docência, Trabalho, Capital

Resumen

Compreender a natureza do trabalho docente apenas por meio da análise das técnicas e procedimentos pedagógicos e da relação professor-aluno, que se estabelece cotidianamente nas instituições públicas e privadas de ensino, não responde mais às contradições que têm permeado o exercício da docência. Mais do que isso, faz-se necessária a crítica da profissão à luz do movimento da acumulação capitalista em toda a sua trajetória de incorporação e sujeição do trabalho a níveis cada vez maiores de precarização. Diante dessa sistemática degradação das condições de trabalho resultante da reestruturação produtiva do capital, consta nesse texto considerações acerca da educação sob o capitalismo e da precarização do trabalho docente, que impedem a constituição e a reprodução de projetos educacionais que visem a formação de sujeitos críticos e reflexivos, constituindo o contexto e as condições do ensino e da formação em Geografia.

Biografía del autor/a

  • Aurelane Alves Santana, Universidade Federal de Sergipe

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, FAPITEC/SE

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Publicado

2018-02-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

EDUCAÇÃO SOB O CAPITALISMO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: CONTEXTO E CONDIÇÕES DO ENSINO E DA FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 134–144, 2018. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78677. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78677. Acesso em: 7 dec. 2025.