ANÁLISE DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Currículo, EscolaResumo
Neste estudo analisamos um livro didático de Geografia do 5ª ano do ensino fundamental, utilizado em uma escola do município de Tocantinópolis- TO. O intuito foi analisar quais as temáticas referentes à Educação Ambiental estão presentes no livro didático de Geografia, reconhecendo se tais temáticas propiciam aos estudantes a problematização de seu cotidiano. Aqui compreendemos o livro didático como o principal instrumento pedagógico utilizado pelo professor em sala de aula, necessitando de análise quanto aos seus conteúdos veiculados. Logo, para fundamentação teórica buscamos autores e documentos, tais como Silva (2010), Sacristán (2000), Dias (2000), Guimarães (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais- Meio Ambiente (1997), dentre outros, que versam sobre o currículo e a Educação Ambiental. A análise do livro didático se desenvolveu a partir da metodologia de análise documental, assumindo o caráter investigativo acerca do conteúdo presente no documento. Como resultado da pesquisa destacamos a presença de temáticas ambientais no livro didático de Geografia, que em sua maioria evidencia conteúdos relativos a preservação e conservação do meio ambiente, o que faz da discussão sobre a Educação Ambiental uma necessidade a fim de propiciar um ambiente ecologicamente equilibrado.
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