ANÁLISE DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Fábio Pessoa Vieira Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-4803-1549
  • Laura Santana Rodrigues Secretaria de Educação de Tocantinópolis-TO

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76764

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Escola

Resumo

Neste estudo analisamos um livro didático de Geografia do 5ª ano do ensino fundamental, utilizado em uma escola do município de Tocantinópolis- TO. O intuito foi analisar quais as temáticas referentes à Educação Ambiental estão presentes no livro didático de Geografia, reconhecendo se tais temáticas propiciam aos estudantes a problematização de seu cotidiano. Aqui compreendemos o livro didático como o principal instrumento pedagógico utilizado pelo professor em sala de aula, necessitando de análise quanto aos seus conteúdos veiculados. Logo, para fundamentação teórica buscamos autores e documentos, tais como Silva (2010), Sacristán (2000), Dias (2000), Guimarães (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais- Meio Ambiente (1997), dentre outros, que versam sobre o currículo e a Educação Ambiental. A análise do livro didático se desenvolveu a partir da metodologia de análise documental, assumindo o caráter investigativo acerca do conteúdo presente no documento. Como resultado da pesquisa destacamos a presença de temáticas ambientais no livro didático de Geografia, que em sua maioria evidencia conteúdos relativos a preservação e conservação do meio ambiente, o que faz da discussão sobre a Educação Ambiental uma necessidade a fim de propiciar um ambiente ecologicamente equilibrado.

Biografia do Autor

  • Fábio Pessoa Vieira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Doutor em Ciências do Ambiente, Professor Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

  • Laura Santana Rodrigues, Secretaria de Educação de Tocantinópolis-TO

    Pedagoga, Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Educação Básica em Tocantinópolis-TO.

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 17–39, 2019. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76764. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76764. Acesso em: 25 dez. 2025.