OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFPI
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76732Palabras clave:
Prática pedagógica, Mercado de trabalho, EstabilidadeResumen
Ao longo do século XX, ocorreram diversas transformações nas universidades brasileiras devido à expansão das atividades acadêmicas, como a ligação da pesquisa aos critérios de ingresso, ascensão e estabilidade profissional, contribuindo para o aumento da competitividade no meio acadêmico. Este artigo teve como objetivo geral analisar o processo de formação dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO da Universidade Federal do Piauí - UFPI, destacado os possíveis desafios e/ou dificuldades do aprender a ensinar no ensino superior. Os objetivos específicos foram: analisar as contribuições das disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPI para a docência no ensino superior; entrevistar os egressos do Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFPI; propor sugestões didático-metodológicos que contribuam para uma melhor preparação e atuação dos docentes no Programa de Pós-Graduação em Geografia. A fim de alcançar os objetivos serão abordados temas como: formação inicial e continuada, docência no ensino superior, procedimentos didáticos-metodológicos. Para tanto a pesquisa bibliográfica em livros e periódicos bem como a utilização de uma abordagem qualitativa foram de grande importância. A pesquisa de campo foi realizada com 4 docentes, egressos, onde buscamos coletar dados através da técnica de entrevista. Os resultados da pesquisa contribuirão para aquecer o debate sobre os atuais modelos de formação docente inicial e continuada, sugerindo algumas possibilidades e caminhos a seguir para o aprimoramento da sua formação e atuação docente, além de ressaltar a importância da adequação da profissão de professor para a realidade acadêmica atual.
Referencias
ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 10, n. 30, p. 367-387, jul. 2010. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2464/2368>. Acesso em: 14 nov. 2018.
BARBOSA, Jane Rangel Alves. Didática do ensino Superior. Curitiba: IESDE Brasil S. A, 2009. 124p.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino de Geografia: recortes especiais para análise. In: CASTROGIOVANnI, Antonio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2.ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Porto Alegre, 1999.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Os movimentos à necessária inquietude do saber geográfico – novos desafios. In: _______ et al. (org.) Movimentos no ensinar geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre; Compasso Lugar-Cultura, 2013.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
_______. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Educação (UFSM), Santa Maria, p. 121-134, out. 2011. ISSN 1984-6444. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3845/2198>. Acesso em: 01 nov. 2018.
KAERCHER, Nestor André. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em geografia para além do livro didático. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MADEIRA, Miguel Carlos; SILVA, Rosa Maria Alves da. Ensinar na Universidade: didática para professores iniciantes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIO, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Silvana Araújo Maciel, Daniela Miranda Araújo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


