OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFPI

Autores/as

  • Silvana Araújo Maciel Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Daniela Miranda Araújo Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76732

Palabras clave:

Prática pedagógica, Mercado de trabalho, Estabilidade

Resumen

Ao longo do século XX, ocorreram diversas transformações nas universidades brasileiras devido à expansão das atividades acadêmicas, como a ligação da pesquisa aos critérios de ingresso, ascensão e estabilidade profissional, contribuindo para o aumento da competitividade no meio acadêmico. Este artigo teve como objetivo geral analisar o processo de formação dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO da Universidade Federal do Piauí - UFPI, destacado os possíveis desafios e/ou dificuldades do aprender a ensinar no ensino superior. Os objetivos específicos foram: analisar as contribuições das disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPI para a docência no ensino superior; entrevistar os egressos do Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFPI; propor sugestões didático-metodológicos que contribuam para uma melhor preparação e atuação dos docentes no Programa de Pós-Graduação em Geografia. A fim de alcançar os objetivos serão abordados temas como: formação inicial e continuada, docência no ensino superior, procedimentos didáticos-metodológicos. Para tanto a pesquisa bibliográfica em livros e periódicos bem como a utilização de uma abordagem qualitativa foram de grande importância. A pesquisa de campo foi realizada com 4 docentes, egressos, onde buscamos coletar dados através da técnica de entrevista. Os resultados da pesquisa contribuirão para aquecer o debate sobre os atuais modelos de formação docente inicial e continuada, sugerindo algumas possibilidades e caminhos a seguir para o aprimoramento da sua formação e atuação docente, além de ressaltar a importância da adequação da profissão de professor para a realidade acadêmica atual.

Biografía del autor/a

  • Silvana Araújo Maciel, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Docência no Ensino Superior (UESPI).

  • Daniela Miranda Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

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Publicado

2020-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFPI. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 33–46, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76732. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76732. Acesso em: 26 dec. 2025.