CARTOGRAFIA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE EM BAIA FORMOSA-RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76674Palabras clave:
Alfabetização Cartográfica, Ações Didáticas, AplicabilidadeResumen
O uso da cartografia no âmbito escolar pode ser visto como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem, a qual tem se tornado cada dia mais necessária, inicialmente pela alfabetização cartográfica. Sendo assim, tem-se à necessidade de se trabalhar conceitos introdutórios por meio de atividades didáticas e lúdicas desenvolvidas em sala de aula. Todavia, sabemos que a realidade é outra, em suma a cartografia na escola ainda é pouco explorada. Dessa forma, temos como objetivo demonstrar por meio de atividades práticas a importância da cartografia escolar enquanto alternativa para trabalhar os conteúdos de ensino, mais especificamente da Geografia, analisando e diagnosticando o quanto essa ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem pôde ser utilizada para aprimorar e lapidar os conhecimentos geográficos adquiridos por alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Paulo Freire, localizada no municipio de Baía Formosa-RN. O projeto se deu em oito momentos teórico-praticos, o que acarretou produtos materiais e imateriais de grande relevância. Dessa forma, esse artigo está divido em 3 partes: na primeira parte apresentamos a cartografia escolar e a linguagem cartográfica como gênese metodológica dos conteúdos de geografia, posteriormente mostramos a aplicabilidade dessa temática na escola e por fim, trazemos nossas considerações finais acerca das análises.
Referencias
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: USP, 1978.
PAVAN, Deizi Morgana; TSUKAMOTO, Ruth Youko. O encantamento do mapa face ao ensino da geografia. In: CALVENTE, Maria del Carmen Matilde Huertas; ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lúcia Helena B. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa- reflexão. Londrina: Edições Humanidades, 2007, p. 129-155.
SANTOS, Márcia M. D. dos. O mapa e o ensino–aprendizagem da geografia. Belo Horizonte: IGH/UFMG, 1991. Publ. Esp. N.º 7.
SIMIELLI, M. E. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.a). A Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 92-108.
_______. Primeiros Mapas. São Paulo: Ática, 1993. 4 v.
ULLER, Adriana Salviato; ARCHELA, Rosely Sampaio. A educação cartográfica na geografia do ensino fundamental. In: ANTONELLO, Ideni Terezinha; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; TSUKAMOTO, Ruth Youko (Org.a). Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina: Edições Humanidades, 2005, p. 67-76.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Larícia Gomes Soares

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


