CARTOGRAFIA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE EM BAIA FORMOSA-RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76674

Palabras clave:

Alfabetização Cartográfica, Ações Didáticas, Aplicabilidade

Resumen

O uso da cartografia no âmbito escolar pode ser visto como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem, a qual tem se tornado cada dia mais necessária, inicialmente pela alfabetização cartográfica. Sendo assim, tem-se à necessidade de se trabalhar conceitos introdutórios por meio de atividades didáticas e lúdicas desenvolvidas em sala de aula. Todavia, sabemos que a realidade é outra, em suma a cartografia na escola ainda é pouco explorada. Dessa forma, temos como objetivo demonstrar por meio de atividades práticas a importância da cartografia escolar enquanto alternativa para trabalhar os conteúdos de ensino, mais especificamente da Geografia, analisando e diagnosticando o quanto essa ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem pôde ser utilizada para aprimorar e lapidar os conhecimentos geográficos adquiridos por alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Paulo Freire, localizada no municipio de Baía Formosa-RN. O projeto se deu em oito momentos teórico-praticos, o que acarretou produtos materiais e imateriais de grande relevância. Dessa forma, esse artigo está divido em 3 partes: na primeira parte apresentamos a cartografia escolar e a linguagem cartográfica como gênese metodológica dos conteúdos de geografia, posteriormente mostramos a aplicabilidade dessa temática na escola e por fim, trazemos nossas considerações finais acerca das análises.

Biografía del autor/a

  • Larícia Gomes Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referencias

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: USP, 1978.

PAVAN, Deizi Morgana; TSUKAMOTO, Ruth Youko. O encantamento do mapa face ao ensino da geografia. In: CALVENTE, Maria del Carmen Matilde Huertas; ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lúcia Helena B. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa- reflexão. Londrina: Edições Humanidades, 2007, p. 129-155.

SANTOS, Márcia M. D. dos. O mapa e o ensino–aprendizagem da geografia. Belo Horizonte: IGH/UFMG, 1991. Publ. Esp. N.º 7.

SIMIELLI, M. E. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.a). A Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 92-108.

_______. Primeiros Mapas. São Paulo: Ática, 1993. 4 v.

ULLER, Adriana Salviato; ARCHELA, Rosely Sampaio. A educação cartográfica na geografia do ensino fundamental. In: ANTONELLO, Ideni Terezinha; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; TSUKAMOTO, Ruth Youko (Org.a). Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina: Edições Humanidades, 2005, p. 67-76.

Publicado

2020-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CARTOGRAFIA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE EM BAIA FORMOSA-RN. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 133–146, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76674. Acesso em: 28 dec. 2025.